Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS

Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS

Foto: Arquivo Pessoal

As gêmeas Helena e Ana Bettanzo, de 18 anos, conquistaram o primeiro lugar nos cursos de Medicina e Direito, respectivamente, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS)

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Naturais do Coração do Rio Grande e formadas no ano passado pelo Colégio Militar de Santa Maria, elas falaram sobre a conquista durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5), na manhã desta segunda-feira (09). As aprovações foram confirmadas com a divulgação do resultado do PSS 3, referente ao ingresso em 2026, e são fruto de uma preparação iniciada ainda no primeiro ano do Ensino Médio, no Totem Vestibulares.


Concorrência menor e preparação desde o início

Durante a entrevista, as estudantes destacaram que o PSS representou uma oportunidade decisiva para o ingresso no Ensino Superior, especialmente pela concorrência menor em relação ao vestibular tradicional.

– Foi, sem dúvida, uma oportunidade que, talvez nunca mais exista. Se a gente comparar, no PSS eram pouco mais de quatro candidatos por vaga, enquanto no vestibular tradicional eram 167 por vaga em Medicina – afirmou Helena, aprovada em primeiro lugar no curso.

Segundo ela, o fato de o conteúdo ser dividido ao longo dos três anos do Ensino Médio permitiu uma preparação mais aprofundada e estratégica.

– Quem começou a se preparar desde o início teve uma grande vantagem. O bom desempenho nos primeiros anos fez toda a diferença – completou.

Ana também compartilha da mesma opinião:

– Vai seguir sendo assim para os próximos PSSs, porque a possibilidade de fazer as provas com conteúdo fragmentado, um pouco por ano, te dá a oportunidade de estudar com mais tranquilidade, com mais profundidade a cada conteúdo. Isso com certeza é um diferencial que te ajuda a se preparar com mais tranquilidade.

As gêmeas atribuíram parte do desempenho ao acompanhamento ao longo dos três anos no Totem Vestibulares, iniciado ainda em 2023, quando começaram a se preparar para o PSS 1.

– Os professores são extremamente capacitados e têm um contato muito próximo com os alunos. O atendimento tira-dúvidas foi essencial – destacaram.

No Totem Vestibulares, além do curso preparatório para o PSS, as gêmeas também fizeram a preparação para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e para o Enem.

Eles conhecem as provas, os conteúdos e os concursos. Realmente sabem o que estão falando e também são muito atenciosos com cada aluno – reiteraram.

Outro ponto ressaltado foi o desempenho na redação.

– A redação foi um diferencial gigante. Começamos o preparatório do Enem em agosto e o preparatório para o PSS em novembro, mas antes disso, desde abril, já treinávamos a redação tanto do Enem quanto da UFSM com a professora Mariane Lazzari. Nossa evolução foi muito grande – afirmaram.


Escolha Profissional e aprovações em outras universidades

Helena contou que a decisão por Medicina não foi imediata.

– No primeiro ano, eu ainda não sabia o que queria. Decidi que queria Medicina no final do segundo ano do Ensino Médio, quando comecei a me identificar mais com a profissão – relatou.

Ana afirmou que o Direito sempre esteve em seus planos.

– Desde o início do Ensino Médio, eu já estava decidida. É uma área com a qual eu me identifico muito, além de já ter outros membros da família que cursaram Direito – explicou.

Apesar da conquista na UFSM, as irmãs não irão retornar a Santa Maria para cursar a graduação. Atualmente, morando em Porto Alegre com a família, elas optaram por permanecer na capital gaúcha.

– Nós também fomos aprovadas no vestibular da UFRGS para Medicina e Direito, então decidimos ficar em Porto Alegre – contou Ana.

Além disso, Ana também foi aprovada para o curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Com toda a família agora reunida em Porto Alegre, as aprovações foram motivo de comemoração.

Nós temos outros irmãos que moravam aqui. Nossos pais ficaram muito felizes, tanto pelos resultados quanto por estarmos todos juntos novamente – disseram.

As matrículas nas universidades estão previstas para o final de fevereiro. Com a opção pelas posições na UFRGS, as vagas conquistadas pelas irmãs na UFSM devem ser redistribuídas nas próximas chamadas do PSS.


Confira a entrevista completa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS Anterior

Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS

Jovem da rede pública conta como conquistou vaga em Medicina na UFSM conciliando trabalho e estudos em casa Próximo

Jovem da rede pública conta como conquistou vaga em Medicina na UFSM conciliando trabalho e estudos em casa

Educação